blog d'apontamentos

29.10.05

Notas soltas (13)

Quando se discute sobre um prato fala-se de apresentação, aromas, sabores, valores nutritivos… e de texturas.

Confesso que a textura é para mim, se não a mais importante característica, sem dúvida a decisiva na apreciação de um prato.

E esta consideração ocorreu-me ao comer uns jaquinzinhos fritos (eu pecador me confesso), um dos meus pratos favoritos, por todas as razões referidas e ainda mais uma, a directa evocação da minha infância.

O meu maior prazer ao comer jaquinzinhos consiste em pegá-los à mão e trincá-los (para isso têm de ser frescos e estarem bem fritos, nem demais nem de menos, assim como bem escorridos), pouco a pouco, da cabeça ao rabo. E isto tem tudo a ver com textura.

Hoje, a pedido, fiz maionese (a textura é também muito importante), tarefa fácil que há muito não desempenhava. Às vezes parece que só descobrimos quando algo é importante quando não o fazemos há muito tempo.

---> ---> ---> --->
6:39 da tarde

2 Comentários:

Também adoro jaquinzinhos fritos. E petinguinhas. Com arroz de tomate. Já agora, qual é a diferença entre os jaquinzinhos e as petingas?
jaquinzinhos são carapaus e petingas sardinhas (ambos peixes e pequenos) o arroz de tomate é que sempre arroz de tomate :)

Adicione um comentário