blog d'apontamentos

12.10.05

pensamentos mais-que-imperfeitos (20)

O que é a poesia?

A poesia não se serve das palavras; eu diria antes que ela as serve.
Isto mesmo diz Jean-Paul Sartre, ou dizia, se assim o preferirem,
pois que ainda que ele me fale agora, no exacto momento em que o leio,
a verdade é que o escreveu há mais de cinquenta anos.
Desde então, muita poesia se fez, e não me surpreenderia nada
se as suas palavras se mostrassem hoje completamente desadequadas.

Pela minha parte nada sei de poesia, e confesso que durante muito tempo
pensei exactamente assim, que a poesia não se servia das palavras,
antes as servia, numa vassalagem exagerada e desprovida de sentido;
e esta ideia foi tão forte em mim que me afastou da poesia,
não de a ler, que sempre a li, aqui e ali, mas de a fazer.

Hoje, que escrevo às vezes o que acredito serem poemas,
já não sei o que pensar, e não tenho certeza alguma
sobre o que é a poesia, mas não me importo nada com isso,
limito-me a escrever, talvez prosa, talvez poesia, que a verdade
é só uma: seja o que for que escrevo, afinal sempre me escreverei,
e isso é que é importante para mim, seja de que forma for.
6:55 da manhã

0 Comentários:

Adicione um comentário