blog d'apontamentos

26.12.05

Poemas e poetas (24)

Leio alguns poemas de Raymond Carver no original e decido traduzir um. Escolho aquele que me parece menos complicado e começo.

O título parece-me fácil, O melhor tempo do dia, mas não me soa bem. Tempo momento altura. É isso.

- A melhor altura do dia -

E continuo…

Noites frescas de verão.

Hesito, frescas, verão… mas é mesmo assim. Traduzo de memória e o meu inglês é fraco…

Janelas abertas.
Lâmpadas acesas.
Fruta numa taça.


Preferia velas por lâmpadas e talvez mesa por taça, mas…

E a tua cabeça no meu ombro.
Estes são os momentos mais felizes do dia.


Espanto-me com esta frase, que me parece demasiado longa, mas agora estou lançado…

Ao lado das primeiras horas da manhã,
é claro. E do tempo
mesmo antes do almoço.
E da tarde, e
das primeiras horas da noite.
Mas eu amo de verdade


E aqui paro e penso por momentos se o que escrevo tem ainda alguma coisa a ver com o original… mas continuo ainda.

estas noites de verão.
Mesmo mais, penso eu,
do que aquelas outras alturas do dia.


E faltam apenas três versos, e este ficou outra vez tão longo…

O trabalho terminou por hoje.


Traduzo por hoje quando seria “para o dia”, e ainda que não me pareça muito bem parece-me ainda assim melhor…

E não há quem nos possa tocar agora.
Ou alguma vez.


E chego ao fim, com dois versos que sinto ter truncado, como aliás todo o poema.

--->

The Best Time Of The Day

Cool summer nights.
Windows open.
Lamps burning.
Fruit in the bowl.
And your head on my shoulder.
These the happiest moments in the day.

Next to the early morning hours,
of course. And the time
just before lunch.
And the afternoon, and
early evening hours.
But I do love

these summer nights.
Even more, I think,
than those other times.
The work finished for the day.
And no one who can reach us now.
Or ever.

--->

o poema; mais poemas; um ensaio biográfico
8:22 da manhã

4 Comentários:

posso tentar? talvez o meu inglês menos enferrujado ajude, não sei...
Claro, será sempre interessante confrontar :)
O melhor momento do dia

Noites cálidas de Verão.
Janelas abertas.
Luzes acesas.
Fruta no cesto.
E a tua cabeça no meu ombro.
São os melhores momentos do dia.

Comparando, claro, com as primeiras horas do dia.
E com o momento antes de almoço.
E com a tarde, e com o anoitecer.

Mas do que eu gosto mesmo, são daquelas noites de Verão.
Mais ainda, parece-me, do que dos outros momentos.
O trabalho do dia terminado.
E agora, ninguém nos pode atrapalhar.
Nem vez nenhuma.
Susana, muito, muito interessante. Obrigado. Beijo.

Adicione um comentário